SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME): COMPLEXIDADES E RESISTÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Resumo
O presente artigo busca investigar a vivência da política pública conquistada no Estado do Pará o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) para filhos/as dos/as trabalhadores/as do campo, do Município de Abaetetuba no estado do Pará/ Região Amazonense com o intuito do acesso e permanência à educação básica às comunidades rurais ribeirinhas, indígenas, extrativistas, e quilombolas o ensino de qualidade. A metodologia é realizada por meio de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, com característica descritiva exploratória. É exposto um aprofundamento teórico da política educacional paraense e fomentação desta sistematização educacional como uma oportunidade de ascensão emancipatória.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo:
Editora UNESP, 2000.
CURY, C. A Educação Básica Como Direito. In: Cadernos de Pesquisa. V. 38, n. 134, p.
-303, maio/ago. 2008.
LIMA, T.; MIOTO, R. Procedimentos metodológicos na construção do científico:
Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007.
PARÁ. Secretaria Executiva de Educação. A educação básica no Pará: elementos para
uma política educacional democrática e de qualidade Pará todos. Vol. II. Belém-Pará,
PEREIRA, R. Sistema de organização modular de ensino (some) e a inclusão social
dos jovens e adultos do campo. MARGENS - Revista Interdisciplinar. 2016. vol.10; nº
; (p. 187-198).
Pérola do Tocantins. Aspectos históricos e culturais do município de Abaetetuba.
Disponível em:
ml?m=1 > acesso em 31 Out. 2024
PRAZERES, M.; MENDES, O. Sistema de organização modular de ensino (some):
A realidade da oferta do ensino médio no campo na mesorregião de Cametá/PA.
Editora Atena, 2017. cap XVI; pág. 2018 a 229.
Secretaria Executiva de Educação. Dados Estatísticos das Escolas Públicas Estaduais
de Educação Básica. Belém-Pará. 2012.
SOME ABAETETUBA (SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE
ENSINO). Depoimento de Ananda Ferreira Cordeiro e Marcos Ferreira Cordeiro. 01
Mar.
Instagram:
@someabaetetuba.
Disponível
www.instagram.com/p/CpQKw2ysoPI > acesso em: 31 Out. 2024.
em:
SOME ABAETETUBA (SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE
ENSINO). Depoimento de GRAZIELLE AZEVEDO. Brasília/DF. 2 de Mar. 2023.
Instagram:
@someabaetetuba.
Disponível
< www.instagram.com/reel/CpTq777uOkd/ > acesso em: 31 Out. 2024.
em:
SOME ABAETETUBA (SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE
ENSINO). Depoimento de Marley Antônia Silva da Silva. Rio de Janeiro/RJ. 2 de Mar.
Instagram:
@someabaetetuba.
Disponível
< www.instagram.com/p/CpSxTA6A4rW > acesso em: 31 Out. 2024.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v8i1.19182
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line