PROJETO JOVEM PADAWAN: INTEGRANDO NOVOS ACADÊMICOS E FORTALECENDO A TUTORIA NO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
Resumo
O projeto "Jovem Padawan" surgiu especialmente durante a pandemia do COVID-19, período que causou um aumento da evasão universitária, buscando familiarizar os calouros com a vida acadêmica e o mercado de trabalho na Engenharia Florestal, na tentativa de reduzir a evasão e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. O projeto oferece minicursos, palestras e dinâmicas em grupo, tendo a sua divulgação por meio de mídias sociais. Desde 2020, já foram realizadas quatro edições, com a participação de mais de 150 alunos. Apesar dos desafios, contribuiu para a integração dos calouros e o fortalecimento da tutoria no curso, iniciativa que demonstra a importância de ações que promovam a permanência estudantil, especialmente em momentos de crise como a pandemia.
Texto completo:
PDFReferências
BITTENCOURT, R. N. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista
Espaço Acadêmico, v. 19, n. 221, p. 168-178, 28 mar. 2020.
RAPOSO, Letícia Martins et al. Uma metodologia para constituir redes de apoio aos
universitários em risco de evasão durante a pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro:
Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e11411326446, 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v8i1.19185
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line