Logo do cabeçalho da página Revista PET Interdisciplinar Conexões de Saberes

UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PROJETO DE EXTENSÃO “BIO NA PRAÇA” EM UM BAIRRO NA CIDADE DE BELÉM-PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Héria Martina Costa NEVES, Adrielly Costa de LIMA, Brenda Borges LINS, Adrielly Pinheiro LIRA, Luiz Carlos Santana SILVA

Resumo

Objetivou-se a partir do Projeto “Bio na praça”, promover a sensibilização na comunidade local sobre a biodiversidade da Amazônia, informando ao público sobre a complexidade e diversidade das espécies que compõem a fauna regional, além de evidenciar a importância ecológica e funcional de cada uma dessas espécies na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas amazônicos e para a comunidade amazônica. Para o ano 2024, o projeto trouxe como tema "Guardiões do Planeta: O Papel Essencial dos Animais". Utilizou-se para este relato de experiência uma metodologia descritiva na abordagem qualitativa. A ação extensionista faz parte do Programa de Educação e Tutoria do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, tendo como lócus a Praça São Domingos de Gusmão na cidade de Belém, no estado do Pará. A exposição evidenciou que as iniciativas de extensão como o Projeto "Bio na Praça" têm grande valor para a comunidade externa à universidade, pois possibilitam uma aproximação com o conhecimento gerado na academia. Devido à relevância de informar e sensibilizar a população sobre a biodiversidade amazônica, é importante ampliar a realização de eventos como o “Bio na Praça” em diferentes locais. Essa expansão permite alcançar um público maior, promovendo a troca de experiências, disseminação de conhecimento e uma divulgação científica mais abrangente sobre o tema abordado.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. F. R.; BICUDO, L. R. H.; BORGES, G. L. A. Educação ambiental em

praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas. Ciência & Educação

(Bauru), v. 10, p. 121-132, 2004.

DE CARVALHO, W. M.; MOTA, E. F. C. Relato De Experiência Sobre Tabuleiro

Pinos Coloridos Aplicado No Evento “Matemática Nas Praças”. Ciclo Revista:

Vivências em Ensino e Formação (ISSN 2526-8082), 2018.

NUNES, A. L. P. F.; DA CRUZ SILVA, M. B. A extensão universitária no ensino

superior e a sociedade. Mal-estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

SANTOS, L. E. S. et al. Vivências do projeto de extensão" UFPE na praça" com

homens idosos: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 9, p.

e4280-e4280, 2020.

VAINI, J. O. et al. Aulas práticas de biologia celular para alunos do ensino médio

da rede pública de ensino na cidade de dourados-ms: um relato de experiência.

Horizontes-Revista de Educação ISSN 2318-1540, v. 1, n. 1, p. 145-152, 2013.

SAITO, C. H. et al. Popularizando o Probio: educação ambiental na praça e na

escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 7, n. 2, p. 83-95,

DA SILVEIRA, P. S. et al. Feira Eco Arte na Praça: trabalho, cultura e educação

ambiental. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v8i1.19186

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line