Logo do cabeçalho da página Revista PET Interdisciplinar Conexões de Saberes

ESPAÇO KIDS INFANTIL NA BIBLIOTECA ESCOLAR, FORMANDO LEITORES COM MEMÓRIA AFETIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Claudia Mara Silva de GOES

Resumo

O objetivo desse artigo é mostrar que um espaço kids infantil na Biblioteca Escolar contribui para uma infância saudável que seja capaz de criar as memórias afetivas nas crianças na primeira infância. Elas são importantes para as crianças porque despertam sentimentos positivos e ajudam na formação dos valores e caráter. Criar memórias afetivas com as crianças é como plantar uma semente que dará muitos frutos no futuro. A criança, na vida adulta, vai agir e entender seus sentimentos baseada em muitas das memórias afetivas que trouxe da sua infância e é exatamente por isso que é essencial cultivá-las diariamente na rotina da família e na escola, por isso, a biblioteca escolar exerce um papel fundamental nesse processo. A metodologia adotada foi a leitura de livros e artigos sobre a temática memória afetiva e consequentemente a construção do espaço, para isso levei um baú com vários brinquedos, coloquei mesas e cadeiras pequenas, uma estante de plástico, os livros são voltados para primeira infância classe CDD 808.899282 além de papel com desenhos para pintar, giz de cera, tinta guache, massa, dentre outros, além de contação de histórias e roda de leitura (dinamização), tudo supervisionado. Como resultado foram observados a alegria dos pequenos ao entrar na biblioteca e perceber que ali existe um espaço exclusivo para elas, onde esses têm liberdade para brincar, pintar, ouvir histórias, os professores também amaram o projeto e costumam agendar o espaço para o momento lúdico e recreativo ao mesmo tempo que incentivam a leitura.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Decreto nª 9.765, de 11 de abril de 2019.institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 de abril 2019.

Brasil. Lei Federal nº 14.407, de 12 de julho de 2022. (Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para estabelecer o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 de julho de 2022.

CORTÊ, Adelaide Ramos e. Biblioteca Escolar. Brasília, DF: Brinquet de Lemos/Livros,2011.

CURY, Augusto. Vá mais longe: treine sua memória e sua inteligência. São Paulo: Principis, 2021.

PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Rio de Janeiro: Vozes,2011.

SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca Escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras,2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v8i2.19359

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line