A ABORDAGEM DE RAÇA/ETNIA E GÊNERO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: COMUNIDADES ÍNDIGENAS E QUILOMBOLAS, E AS REPRESENTAÇÕES NO ESPAÇO FORMAL DE EDUCAÇÃO
Resumo
Nosso estudo tem como principal foco a representação de raça/etnia e gênero dentro dos ambientes de ensino, principalmente nos livros das escolas de ensino básico, o qual possui grande relevância na constituição do sujeito. Desse modo a pesquisa fundamentou-se em artigos e em materiais de uma pesquisa em andamento. Busca-se dessa forma demonstrar o quanto é necessário modificar nossas práticas para contribuir numa realidade ainda muito desigual e injusta com relação às camadas populares e comunidades tradicionais. É comentado também acerca de nossos contextos e de nossas contribuições nos mesmos, assim como a importância desses contextos para a transformação dessas realidades. Compreende-se, então, por meio das argumentações dispostas ao longo do artigo, e, da problematização de reproduções conservadoras excludentes da diversidade, ou que tratam o assunto de forma preconceituosa, a necessidade das cotas como meio de ingresso ao ensino superior. Não como resolução dos anos de prejuízos causados aos negros, mas como uma pequena forma de devolver o que lhes foi tirado, bem como a reflexão sobre as opressões que ocorrem não só pela questão racial, mas também pela de desigualdade de gênero ou então da união delas que é grande responsável pela visão denegrida e estereotipada da mulher e pela discriminação que ocorre dia pós dia em todo o canto do Brasil.
Texto completo:
PDFReferências
AZEVEDO, Aluísio de. O Cortiço. Editora: B. L. Garnier, 1890.
Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016. Página 26
FALAVINHA, Karina; CONCEIÇÃO, Sarasvati Y.Z. O lugar da infância e da mulher em livros didáticos e textos jornalísticos: um olhar a partir da historia. Seminário de Educação. Paraná, 2012
MATOSO, KÁTIA DE QUEIRÓS, Ser escravo no Brasil, São Paulo, Editora Brasiliense, 1990
ROMERO, Silvio. Complexo do Zé Carioca, 1953 in: SCHWARCZ, L.K.M. Negras Imagens, 1993.
RAMOS, Fábio Pestana & MORAIS, Marcus Vinicius. Eles formaram o Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3901
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line