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DEMOCRATIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ACESSO E PERMANÊNCIA DA CAMADA POPULAR NO CONTEXTO DO PAIETS

Roberta Pereira, Mariene Colares, Sarah Jardim, Lisiane Claro, Vilmar Pereira

Resumo

O presente relato apresenta as experiências do Programa de Auxílio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS da Universidade Federal do Rio Grande – FURG na luta pelo acesso e permanência da camada popular no Ensino Superior público e de qualidade. Diante disso, as ações do PAIETS se materializam através dos cursos pré- universitários populares, localizados nos bairros populares da cidade de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS, Capão do Leão/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS; através do subprograma PAIETS Indígena e Quilombola; e, também, na retomada das comunidades tradicionais da Educação Básica no Projeto Educação para Pescadores. Neste sentido, as práticas desenvolvidas nos contextos de atuação do PAIETS objetivam potencializar ações educativas que tenham em seu horizonte a Educação Popular como uma escolha intrinsecamente política, uma vez que entendemos que a prática educativa é uma das formas de se lutar contra as contradições da atual conjuntura da sociedade. Os princípios orientadores das práticas do programa dão-se no sentido de apostar numa formação crítica e política, na possibilidade do ‘ser mais’. Portanto, os cursos pré-universitários populares direcionam suas ações cotidianas para a emancipação coletiva, defendo o espaço do Ensino Superior como um direito e uma possibilidade das classes populares. No PAIETS Indígena e Quilombola, as ações objetivam a permanência destes estudantes oriundos de comunidades tradicionais através do acompanhamento qualificado, desenvolvendo atividades de apoio acadêmico e valorização de suas culturas, a assunção da identidade cultural. Trilhamos este caminho pois acreditamos em uma universidade inclusiva e comprometida com o social.


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Referências


BRANDÃO, Carlos R. O que é Educação Popular. São Paulo: Coleção 318, Primeiros Passos, Brasiliense. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3902

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