PET INTERDISCIPLINAR CONEXÕES DE SABERES: A TROCA DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS.
Resumo
No presente trabalho apresentaremos o recorte histórico das ações e resultados das atividades desenvolvidas pelo “Programa de Educação Tutorial – PET Interdisciplinar Conexões de Saberes: novo diálogo entre a UFPA e as Comunidades Populares” no período de 2010 até 2013 na Educação Básica, realizado na Escola Dr. Celso Malcher, localizada no bairro da Terra-Firme em Belém-Pa. O programa executa dois projetos de intervenção, sendo um o “Circuito de Leitura: lendo para ser feliz”, que tem como objetivo aguçar nos educandos do fundamental II o prazer pela leitura e o outro “Conectando saberes” que buscar discutir os temas: Juventude e Educação; Ações Afirmativas; Direitos humanos e Acesso Permanência no Ensino superior Público que é realizado com os estudantes do Ensino Médio, além de tentar incentivar esse jovem a ingressar na Universidade Pública. Também será apresentada a metodologia utilizada no decorrer do trabalho e a conclusão.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 29.
Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016.. Página 36
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394. Disponível em:. Acesso em 09 de setembro de 2014.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Manual de Orientações Básicas – PET/2002 Portal MEC. Disponível em:
Acesso em, 28 de maio de 2014.
ROSÁRIO, Maria J. A. Circuito de Leitura: lendo para ser feliz. Relatório Parcial de pesquisa e extensão. FAED/ICED/PROEX/UFUFPA, 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3903
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line