Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

O PARFOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS.

Raul SANTOS, Francisco OLIVEIRA

Resumo

Podemos definir “ações afirmativas” como um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, ou seja, são mecanismos de inclusão de promoção da igualdade de oportunidades de ordem cultural, pedagógica e psicológica. O objetivo do presente trabalho é analisar as políticas públicas educacionais desenvolvidas no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no âmbito das ações afirmativas de Estado. Nesse sentido, pautaram-se estudos referentes à pesquisa bibliográfica em textos, revistas eletrônicas, livros e sites do governo. Ainda, houve uma compilação de trabalhos acadêmicos realizados por estudantes da Universidade Federal do Pará, onde dados estatísticos foram anunciados. A partir de então, os resultados apontaram para um Programa (PARFOR) imbricado de ações afirmativas, por meio de políticas públicas educacionais, onde o docente da educação básica tem a oportunidade de se qualificar para o trabalho e possuir formação superior de forma gratuita e de qualidade. Ainda, percebeu-se que essa ação afirmativa do PARFOR pode servir de exemplo a outros países em que a formação de docentes na educação básica ainda é deficitária. Adicionalmente, reconhece-se que dentro e meio a tantos programas educacionais propostos e implementados no Brasil, o PARFOR possui uma política pública de ação afirmativa efetivada, corrigindo, parcialmente, o déficit histórico e social de exclusão de cidadãos marginalizados nessa sociedade capitalista.


Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9394/96. Ministério da Educação/MEC. de 20 de dezembro de 1996. Brasília: DOU, 23/12/1996.

PIERRÉ-CAPS, Stéphane. O direito das minorias. In: ROULAND, Norbert (Org.). Direito das minorias e dos povos autóctones. Brasília: EdUnB, 2004. p. 65-366.

SHIROMA, Eneida Oto; et al. Política educacional. 2ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3912

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line