Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFPA: PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Ellana PINHEIRO

Resumo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) conquista cada dia mais um espaço de destaque na produção e socialização do conhecimento científico, sua atuação possibilita uma maior aproximação entre universidade e população, de forma a garantir a articulação política de suas ações com excelência e legitimidade social. Com base no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a UFPA apresenta uma rede de apoio em conformidade com as prioridades da assistência estudantil em busca da efetividade institucional, com isso, a Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (DAIE) foi criada em 2007 com o objetivo de atender os diversos aspectos relativos à política de assistência aos estudantes da UFPA, e vem atuando no desenvolvimento de programas que visam garantir a permanência, o bem-estar, a melhoria do desempenho acadêmico e o êxito na conclusão da graduação. Portanto, este trabalho tem o propósito de apresentar as diversas atividades relativas que buscam proporcionar a permanência do discente na universidade, materializadas pela política, pelos programas e projetos que se desenvolvem desde 2009, por meio de pesquisa bibliográfica e documental através de estudos de relatórios institucionais e técnicos, documentos, editais, relatos, instruções normativas, entre outros, assim como por intermédio de estudo do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil-Sigaest, no qual gerencia todos os auxílios assistenciais da universidade.


Texto completo:

PDF

Referências


PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. PDI/UFPA 2011-2015 Disponível em: < http://www.proplan.ufpa.br/doc/pdi/PDI_2011-2015.pdf>. Acessado em: 28 novembro de 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Extensão. Programas de Assistência Estudantil. Belém. PROEX/DAIE, 2015. Disponível em: . Acessado em: 01 de março de 2015.

OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de. BARBOSA, Leonardo Patrício Ferreira. SILVA, Sâmia Mota da. FIGUEIREDO, Ricardo Coutinho. ROCHA, Ana Carolina de Araújo. QSEC (Questionário Socioeconômico e Cultural) Inclusão e diversidade: a experiência da UFPA, 2008. Disponível em:< http://www.geedh.ufpa.br/sites/default/files/1._qsec_inclusao_e_diversidade__a_experiencia_da_ufpa.pdf >. Acesso em 17 de fevereiro de 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line