Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PERMANÊNCIA 2015: APRESENTAÇÕES E REFLEXÕES

Ellana PINHEIRO

Resumo

A partir da década de 80, a questão da permanência dos universitários passou a ser debatida com mais efervescência, pois, entendida como direito social baseado no Art. 6º da Constituição Federal, precisava assim, de uma política de assistência estudantil que garantisse esse direito social na universidade. Em meio a isso, decorrente desses posicionamentos mais atenciosos em relação à assistência estudantil, a implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) representou um marco histórico na área após anos de reivindicações de diversos movimentos sociais, em consonância a essas determinações, a UFPA por meio do Programa Permanência, apresenta o objetivo de atender e selecionar estudantes de cursos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando condições básicas e assegurando aos estudantes os meios necessários ao pleno desempenho acadêmico, haja vista que prevenindo e erradicando a retenção e a evasão acadêmica, quando decorrentes de dificuldades socioeconômicas e emocionais. Portanto, este trabalho tem o objetivo de apresentar a análise de dados quantitativos deste programa no ano de 2015, para reflexão da dimensão, alcance e consolidação do Programa Assistencial Permanência, assim como refletir o caráter desta política que se desenvolve na UFPA, por meio de pesquisa bibliográfica e documental através de estudos de relatórios institucionais e técnicos, documentos, editais, relatos, instruções normativas, entre outros, assim como por intermédio de estudo do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil-Sigaest, no qual gerencia todos os auxílios assistenciais da universidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BEHRING, Elaine Rossetti. Fundamentos de Política Social In: Abordagens da Política Social e da Cidadania, no Módulo 3 – Política Social – do Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, Departamento de Serviço Social da UnB, 2000. Disponível em: < http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-1.pdf>. Acesso em 25 de junho de 2015.

BEHRING, Elaine Rossetti e BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 9ª Edição.v2. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.

SPOSATI, A., YASBEK, MC., FALCÃO MC., BONETTI, D. A assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise. Editora Cortez. 11ªedição. São Paulo. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3914

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line