Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

A Capoeira e o Huka- huka nas aulas de educação física: diálogos sobre uma escola plural através das lutas de matriz africana e indígena

Fernanda Yully dos Santos Monteiro

Resumo

O texto em tela busca trazer a tona o debate das lutas nas aulas de educação física, mais especificamente das lutas de matriz africana e indígena como possibilidade de um ensino plural que coloque em destaque culturas comumente subvalorizadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo que utiliza como método de interpretação de dados a análise de conteúdo baseada em Triviños (1987). Conclui-se que as vivências com a capoeira e o huka-huka nas aulas de educação física da educação básica além de legitimar outros conteúdos possíveis dentro da área, apontam uma perspectiva de pluralidade de ideias e culturas, dando destaque a culturas que ainda hoje são subvalorizadas dentro do ambiente escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Revista Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física.

FALCÃO, J.L.C. O jogo da capoeira em jogo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.27, n.2, 2006.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002

GONÇALVES, M.B.; SANTOS,M.A.R. Escravidão e a chegada dos africanos ao Brasil. In:SANTOS, M.A.R. Et. AL. Lutas e seu ensino na Educação Básica: fundamentos teórico-pedagógicos da capoeira. Coleção Fundamentos Metodológicos da Educação Básica. Volume I. Belém: Editora Açaí, 2015.

GOMES, N.C.; BARROS, A.M.; FREITAS, F.P.R.; DARIDO, S.C.; RUFINO, L.G.B. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física Escolar. Motrivivência, Ano XXV, n.41, p.305-320 Dez/ 2013.

NEIRA, M.G. A cultura corporal popular como conteúdo do Currículo multicultural da educação física. Pensar a prática jan./jul. 2008.

MORAES, R.F. o ensino de cultura e história afrobrasileira E indígena na educação básica O desafio de professores, alunos e ações Governamentais. História e Perspectivas, Uberlândia jan./jun. 2015.

RUFINO, L.G.B. Lutas. IN: GONZÁLEZ, J.F.; DARIDO, S.C.; OLIVEIRA, A.A.B. (orgs). Lutas, Capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2014.

SANTOS, M.A.R. Contribuições de matriz africana para a escola: a capoeira em perspectiva. In:SANTOS, M.A.R. Et. AL. Lutas e seu ensino na Educação Básica: fundamentos teórico-pedagógicos da capoeira. Coleção Fundamentos Metodológicos da Educação Básica. Volume I. Belém: Editora Açaí, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SILVA, L.M.F.;DARIDO, S.C. Capoeira. IN: GONZÁLEZ, J.F.; DARIDO, S.C.; OLIVEIRA, A.A.B. (orgs). Lutas, Capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2014.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução a Pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo,: Atlas, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v3i1.7892

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Conexões de Saberes