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INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR

Maria José Aviz do Rosário, Luiz Felipe Gonçalves do Rosário

Resumo

Este artigo é fruto de estudos e pesquisas realizados no âmbito do Programa Conexões de Saberes e pretende apresentar e refletir sobre alguns aspectos do contexto escolar brasileiro que contribuem para a disseminação das práticas de intolerâncias, sobretudo de intolerância religiosa. Foi elaborado tendo por base a revisão bibliográfica especializada em perspectiva histórico-educacional. Os estudos apontam que a intolerância religiosa no contexto escolar é fruto da intolerância religiosa que grassa na sociedade brasileira e que teve sua gênese no processo de colonização se espraiando para todos os tempos e atravessou a escola brasileira, sobretudo a pública, apesar da presença de instrumentos legais como a Constituição, o Código penal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB se colocarem diamentralmente contra essas práticas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v3i1.7893

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