“Tinta azul ou tinta preta?”: os limites e possibilidades da docência universitária no contexto das políticas neoliberais na educação superior brasileira.
Resumo
Doutor em Educação pela UFG; Mestre em Educação pela UCB, Graduado e Licenciado em História pela FFLC da USP, professor de História no ensino básico no Distrito Federal
Texto completo:
PDFReferências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessale. Processos de ensinagem na universidade. Joinville-SC: Editora Univille, 2003.
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 9 - 23.
BALZAN, Newton César. Indissociabilidade ensino-pesquisa como princípio metodológico. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 115-136.
BAZZO, V. L. Algumas reflexões sobre a profissionalidade docente no contexto das políticas para a educação superior. Brasília: INEP, 2006, p. 171-202.
BORÓN, Atílio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 63-138.
BRASIL. Decreto de nº. 2.306, de 19 de agosto de 1997. D. O . U., de 20 de agosto de 1997, Seção I, p. 17.991.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. REBEP, Brasília, INEP, n. 24, set/ out /out / nov / dez, 2003, p. 5-15.
CHOSSUDOVSKY, Michel. A globalização da pobreza e a nova ordem mundial. São Paulo: Moderna, 1999.
CUNHA, M. I. da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 32, maio /ago. de 2006, p. 258-371.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara – SP: JM Editora, 1998.
FERNANDES, Luís. Neoliberalismo e reestruturação capitalista. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 54-61.
FUKUYAMA, Francis F. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GIDDENS, André. Um mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2000.
HOBSBAWN, E. J. A era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
IANNI, Octávio. Teorias da globalização. 11ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. (orgs.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006, p. 63-84.
KUENZER, Acácia Zeneida; MORAES, Maria Célia M. de. Temas e Tramas na pós-graduação em educação. Educação e Sociedade, Campinas – SP, vol. 26, n. 93, set / dez 2005, p. 1341-1362.
MANCEBO, Deise; MAUÉS, Olgaíse, CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Crise e reforma do Estado e da universidade brasileira: implicações para o trabalho docente. EDUCAR, Curitiba, Editora da UFPR, n. 26, 2006, p. 37-53.
MARRACH, Sônia Alem. Neoliberalismo e educação. In: SILVA JR., Celestino; BUENO, Maria Silvia; GHIRALDELLI JR., Paulo. Infância, educação e neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1996, p. 42-56.
MASETTO, Marcus Tarciso. Competência do pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MERCHIOR, José Guilherme. O liberalismo antigo e moderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
MORAIS, J. F. R. A criticidade como fundamento do humano. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, S. P.: Papirus, 2001, p. 51-74.
MORAIS, Maria C. M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. IN: MORAIS, M. C. M. de. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho: Braga-Portugal, ano I, vol. 14, n. 001, 2001, p. 07-25. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/374/37414102.pdf . Acesso em: 11 dez. 2007.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução. 2a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
NOBRE, Marcus. Limites da reificação: notas sobre o sujeito revolucionário em História e consciência de classe. In: NOBRE, M. Limites da reificação. Um estudo sobre História e consciência de classe, de Georges Lukács. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Campinas, IFCH da Unicamp, 1990. Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/A_Nobre.pdf . Acesso em: 17 dez. 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo: PUC, n. 10, dez, 1993, p. 7-28.
NORONHA, Olinda Maria. Políticas neoliberais, conhecimento e educação. 2 ed. Campinas-SP: Alínea Editora, 2006.
OLIVEIRA, Francisco. Neoliberalismo a brasileira. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 23-28.
PACHANE, G. G. Teoria e prática na formação de professores universitários: elementos para discussão. In: RISTOFF, D. ; SEVEGNANI, P. (orgs.) Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006, p. 97-145.
PESSOA, Fernando. Fernando Pessoa. Obra poética. Rio de Janeiro: Companhia Aguilar Editora, 1965.
PETRAGLIA, Izabel C. Edgard Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.
RAMALHO, José Ricardo. Movimento sindical e política neoliberal. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 125-133.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SALAMA, Pierre. Para uma nova compreensão da crise. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 51-61.
SANTOS, Boaventura de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de S. (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre a ciência revisitado. São Paulo: Cortez, 2004, p. 777-821.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANDER, Benno. Políticas públicas e gestão da educação. Brasília: Líber Livro, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Fundeb. Campinas-S.P.: Autores Asociados, 2007.
THERBORN, Göran. A crise e o futuro do capitalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007, p. 39-50.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. (orgs.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006, p. 85-96.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista Conexões de Saberes