Política; Saúde; Decolonialidade; Desconstrução;
Cabeçalho da página

O Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes" sobre Mulher e Relações De Gênero – GEPEM/UFPA convida a submissão de materiais ao periódico. Entramos no terceiro mês do ano de 2024 sendo necessárias reflexões em várias frentes para que as mulheres tenham preservados os direitos conquistados ao longo do século XXI nas esferas da saúde, do trabalho, da política e da proteção à dignidade sexual e reprodutiva.

Em Belém no Pará e em Gaza mulheres de todas as faixas etárias são massacradas pelas guerras promovidas por companheiros, maridos, namorados violentos e por bombas que destroem as casas, os hospitais e também as matam de fome. Assim, transitamos entre avanços e recuos democráticos na vida privada e na esfera pública, o que mantem as desigualdades baseadas no gênero, que se manifestam em muitos indicadores sociais de desenvolvimento.

O GEPEM, em 2024 completará 30 anos mantendo com suas integrantes e linhas de pesquisa sua trajetória de ações pedagógicas e comunicativas para agregar e resistir em meio a inúmeros caos. Por sua vez, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina realizará o Seminário Internacional Fazendo Gênero 13, de 29 julho a 2 de agosto de 2024, no Campus da UFSC, em Florianópolis. A REDOR-N/NE também celebrará as discussões sobre “Gênero, Feminismos e contracolonialidades: diálogos sobre mulheres na ciência e desigualdades regionais”, no período de 06 a 08 de novembro do ano corrente, em São Luís/MA. Juntamos nossas ações a inúmeras instituições que buscam “criar um espaço interdisciplinar de diálogo, trocas e possibilidades de formação de redes transnacionais, que incluam pesquisadoras/es, artistas e também ativistas de movimentos sociais, articulando uma aproximação entre a academia e as experiências de mundo marcadas pela diferença e pela diversidade, nos atravessamentos de pesquisa, arte e ativismo” (https://www.fg2024.eventos.dype.com.br/).

Com este preâmbulo convidamos autoras e autores a enviar a Revista Gênero na Amazônia artigos que tematizam questões ligadas ao cotidiano da vida de mulheres na Amazônia Paraense; e aos acometimentos ligados às várias dimensões da história de mulheres no Brasil e no Mundo. A edição de nº 25, Vol. 01 receberá até 31/05/2024 manuscritos individuais e em grupo com até quatro autoras e autores.

Favor cadastrar-se inicialmente para conhecimento de todos os aspectos da submissão de artigos.

A Comissão Editorial