Cabeçalho da página

Direitos Humanos das Mulheres e Controle da Atividade Estatal: o caso Maria Da Penha

Luanna Tomaz de Souza

Resumo

Este artigo pretende refletir acerca dos mecanismos de controle da atividade estatal no âmbito dos direitos humanos das mulheres à luz do Caso Maria da Penha. A denúncia deste caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH) trouxe inúmeros reflexos para o enfrentamento da violência conjugal, inclusive dando ensejo à promulgação, no Brasil, de uma lei específica para tratar da violência doméstica e familiar cometida contra a mulher, a Lei nº 11.340/2006. Através dele é possível refletir acerca das políticas públicas desenvolvidas no Brasil em torno da questão, seus limites e os desafios a superar.


Texto completo:

PDF

Referências


BELEZA, Teresa Pizarro. Direito das mulheres e da igualdade social: a construção jurídica das relações de gênero. Almedina: Coimbra, 2010.

CAVALCANTI, Stela Valéria Soares de Farias. Violência doméstica: análise da Lei Maria da Penha, n° 11.340/06. Bahia: PODIVM, 2007.

CONRADO, MONICA PRATES. A fala dos envolvidos sob a ótica da lei: um balanço da violência a partir da narrativa de vítimas e indiciados em uma delegacia da mulher. . Tese (Doutorado em Sociologia).São Paulo: USP/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2001.

FARAH, M.F.S. Políticas Públicas e Gênero. In: GODINHO, Tatau;

SILVEIRA, M.L. (orgs.) Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2004.

GODINHO, Tatau. A ação feminista diante do Estado: as mulheres na elaboração de políticas públicas. In: FARIA, Nalu; SILVEIRA, Maria Lúcia; NOBRE, Miriam (orgs). São Paulo: SOF, 2000. p.26-37

MACHADO, Jónatas E. M. Direito internacional: do paradigma clássico ao pós11 de setembro. 3 ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2006.

PIOVESAN, Flávia. Introdução ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos: a Convenção Americana de Direitos Humanos. In: GOMES, Luiz Flávio; PIOVESAN, Flávia (coord.). O sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e o direito brasileiro. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

PIOVESAN, F.; IKAWA, Daniela. Violência doméstica contra a mulher e proteção dos direitos humanos. In: Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Centro de Estudos. (Org.). Direitos Humanos no Cotidiano Jurídico. 2004. v. , p. 43-70.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Já se mete a colher em briga de marido e mulher. São Paulo: 1999. Mimeo.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. New York: Columbia University Press, 1989. (mimeo).

TEREZO, Cristina Figueiredo. A efetividade do sistema interamericano de direitos humanos: análise dos casos brasileiros na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Pará, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i2.13130

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

Redes sociais virtuais:

https://gepem-ufpa.com.br/

https://www.facebook.com/projetogepem/

https://www.instagram.com/gepemufpa/

https://gepemacontece.blogspot.com/

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/


E-mail para contato:

 generonaamazonia@gmail.com