Representações de Mulheres Negras e Indígenas nos Livros Didáticos da Rede Pública de Manaus/AM
Resumo
O presente artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica intitulada “Os conteúdos étnicoraciais nos livros didáticos de Manaus/Am: representações de mulheres negras e indígenas”, apoiada pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM e financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas - FAPEAM. A pesquisa teve por objetivo discutir a Lei 11.645/2008 em vigência, analisando sua aplicação nos livros didáticos, e como as representações de gênero e raça se constroem nesse instrumento. O estudo constatou que muitas mudanças qualitativas ocorreram no que diz respeito à representação das populações negras e indígenas, mas que, ao buscarmos encontrar as mulheres pertencentes a esses grupos étnicos, ainda lidamos com um vazio, com uma invisibilidade e um silenciamento que lhes reduz quaisquer possibilidades de voz, nas Ciências, Artes, História, entre outras áreas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i14.13257
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022
Redes sociais virtuais:
https://www.facebook.com/projetogepem/
https://www.instagram.com/gepemufpa/
https://gepemacontece.blogspot.com/
https://www.observatorioregional-gepem.com.br/
E-mail para contato:
generonaamazonia@gmail.com