Gestoras e os Casos de Sexismo, Machismo e Invisibilidade nas Escolas do Campo
Resumo
Este artigo socializa o resultado de uma pesquisa realizada com gestoras de escolas do campo da cidade de Tomé-Açu (PA), abordando a histórica invisibilidade das mulheres e a violência dos processos de educação no campo, especialmente o machismo que atinge as gestoras. Para tal, a metodologia utilizada foi a entrevista com mulheres gestoras de escolas do campo na cidade de ToméAçu. Tendo como objetivos: reconhecer os desafios e superações profissionais relacionados ao gênero dessas mulheres, a partir das relações estabelecidas entre elas e os demais funcionários da escola, além de evidenciar as diversas formas de preconceitos, machismo, sexismo nas escolas do campo do município, sob a ótica das gestoras pesquisadas e, principalmente, dar voz às gestoras do campo e suas superações e dificuldades nas escolas do interior. Ao fim do trabalho, apresenta-se uma sugestão de plano de aula interdisciplinar sobre feminismo, a ser utilizado nestas instituições de ensino.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i16-18.13306
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Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022
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