A Rede de Apoio Mulheres Marajoaras em Movimento: processos de enfrentamento à Covid-19 por mulheres do arquipélago do Marajó (PA)
Resumo
O artigo objetiva apresentar a Rede de Apoio Mulheres Marajoaras em Movimento e seu protagonismo na luta antirracista na região amazônica do Brasil em um contexto de pandemia da Covid-19. As desigualdades sociais e violências raciais obtiveram um agravante no contexto da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, especialmente entre mulheres negras, amarelas e indígenas de baixa renda. Diante disso, as populações mais vulneráveis do Brasil organizaram estratégias de resistência com intuito de impedir o avanço da Covid-19 entre seus grupos. A Rede de Apoio Mulheres Marajoaras em Movimento, criada com intuito de oferecer auxílio financeiro e psicológico a mulheres habitantes do Arquipélago do Marajó, estabeleceu maneiras próprias de Amefricanidade reafirmando Territórios negros e identidades afrodiaspóricas em ciberespaço para a valorização da vida e cultura afro-brasileira na região Amazônica.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i20.13333
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022
Redes sociais virtuais:
https://www.facebook.com/projetogepem/
https://www.instagram.com/gepemufpa/
https://gepemacontece.blogspot.com/
https://www.observatorioregional-gepem.com.br/
E-mail para contato:
generonaamazonia@gmail.com