Cabeçalho da página

Mulheridades e Diversidades do Carimbó Amazônida: sim, nós existimos, resistimos e insistimos!

Sil Lena Ribeiro Calderaro Oliveira, Marizete Fonseca da Silva, Natasha de Queiroz Almeida, Elison Antonio Paim

Resumo

Resumo: Este ensaio relata as discussões em torno da categoria “mestra de Carimbó”, bem como a construção da coletiva de mulheres, trans e não-binárias do Carimbó, realizadas durante o I Fórum da Coletiva Mulheridades e Diversidades Amazônidas do Carimbó, em 2023, na cidade de Belém do Pará. Com efeito, priorizamos as transcrições orais das seis narradoras participantes do encontro para, em diálogos, conceituarem sobre o fazer-se mestra de Carimbó e as suas relações com esse patrimônio cultural brasileiro permeadas pela questão de gênero, cujas reflexões dialogam com as autoras Conceição Evaristo, Alcinéia Santos, Catherine Walsh e Elison Antonio Paim. Metodologicamente, trabalhamos com as narrativas orais na perspectiva da monadologia, inspirado no filósofo Walter Benjamin, organizadas em mônadas, narratividades construídas na horizontalidade da produção de conhecimento, respeitando as subjetividades de quem narra e se narra.

Palavras-Chave: Carimbó. Memória. Maestria. Mulheridades.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Helena Maria Marques. Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2012.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. In: Revista Brasileira de Ciência Política, nº 11. Brasília, maio – agosto de 2013, pp. 89-117.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política. Trad. Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2007, pp.. 213-240.

COSTA, T. L. Carimbó e Brega: Indústria cultural e tradição na música popular do norte do Brasil. Revista Estudos Amazônicos. v. 6, n. 1, 2011, p. 149-177.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima & NUNES, Isabella Rosado (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós - Reflexões sobre as obras de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

EVARISTO, Conceição. Poemas malungos: cânticos irmãos. 2011

FRANÇA, Cyntia Simioni. O canto da Odisseia e as narrativas docentes: dois mundos que dialogam na produção de conhecimento histórico-educacional. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, São Paulo, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1999.

HOOKS, Bell. Teoria Feminista: da imagem ao centro. Tradução Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LIMA, Valdemar de Assis. O Branco no Preto e o Preto no Branco: uso social da memória no fazer-se antirracista de pessoas brancas. Florianópolis-SC, 2023. 160f. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

OLIVEIRA, Sil-Lena Ribeiro Calderaro. Antes que o tempo passe tudo a raso: tambores matriarcais do grupo de carimbó Sereia do Mar da vila Silva em Marapanim, no Pará. Dissertação – UFSC/CED/PPGE, Florianópolis, 2017.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónke.. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

PAIM, Elison Antonio. Memórias e Experiências do Fazer-se Professor. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2005.

PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos. Trad. Ingeborg K. de Mendonça e Carlos Espejo Muriel. Tempo: Dossiê Teoria e Metodologia. Universidade Federal Fluminense, Departamento de História, v. 1, n. 2, 1996.

SALLES, V.; SALLES, M. I. Carimbó: Trabalho e lazer do Caboclo. In: Revista Brasileira de Folclore. Ministério da Educação e Cultura. Rio de Janeiro, v. 9, nº 25, set./dez., p. 257-282, 1969.

SALLES, Vicente. Lundu: canto e dana do negro no Pará. 1ª edição - Belém, PA: Paka-Tatu, 2016.

SANTOS, Alcinéia Soares dos. O lugar de fala das mestras: espaços de experiência social, temporal, simbólica e de resistência artística. Dissertação - Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Salvador, 2022.

SILVA, Petronilha Beatriz. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, vol. XXX, núm. 63, setembro-dezembro, 2007, pp. 489-506 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Ediciones Abya-Yala. Quito: Equador, 2013.

WALSH, Catherine. (2014). Notas pedagógicas desde las grietas decoloniales. In: E-misférica, vol. 11, nº 1, 2014. Disponível em: Acesso em: 30 outubro de 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i25.16834

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

Redes sociais virtuais:

https://gepem-ufpa.com.br/

https://www.facebook.com/projetogepem/

https://www.instagram.com/gepemufpa/

https://gepemacontece.blogspot.com/

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/


E-mail para contato:

 generonaamazonia@gmail.com