Cabeçalho da página

A GEOAMAZÔNIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, que tem por objetivo divulgar matérias concernentes aos estudos e reflexões no campo da Geografia e de áreas afins. Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas, de todos os que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela ciência.

O periódico tem classificação Qualis A3 em Geografia.Além da área Geografia, possui classificação A3 em Interdisciplinar, Planejamento Urbano e Regional / Demografia, Ciências Ambientais, Educação, Engenharias I e Engenharias II.

 

Notícias

Chamada para Dossiê: Gênero, raça e classe: ausências, entraves e avanços na pesquisa geográfica

 

Os estudos geográficos relacionados às problemáticas que abarcam gênero, raça e classe vêm se ampliando nas últimas décadas. Especialmente na América Latina, e como resposta ao contexto de crise multidimensional enfrentada, cresce o interesse por abordagens feministas e antirracistas, e importantes geógrafas feministas vêm sendo retomadas, bem como, autoras feministas de campos diversos incorporadas aos debates geográficos. É notável o crescente esforço da pesquisa que busca relacionar dinâmicas espaciais com as categorias gênero, raça e classe, sobretudo diante de um cenário adverso, com desafios que se impõem em termos teóricos, metodológicos e práticos. Tais desafios estão refletidos nas ausências do debate em cursos de formação, em eventos científicos e no rarefeito lastro de publicações que abordam a temática. Mesmo enfrentando essas dificuldades para o desenvolvimento da pesquisa no campo da Geografia, pesquisadoras têm construído estratégias, fazendo com que, ainda que com pouco reconhecimento, o debate avance.  Com o intuito de trazer à luz avanços, entraves e ausências de pesquisas que empreguem tais categorias para análise de dinâmicas geográficas específicas do capitalismo neoliberal, propomos esse Dossiê Temático: Gênero, raça e classe: ausências, entraves e avanços na pesquisa geográfica, da Revista GeoAmazônia.

 
Publicado: 2023-04-10

v. 11, n. 21 (2023): Revista GeoAmazônia