Revista GeoAmazônia (PPGEO/UFPA) – (Qualis A3/Capes) EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO Geografia em Processos Educativos: formação docente, pesquisa e desenvolvimento Linha de Pesquisa: Geografia em Processos Educativos – Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSC)
O dossiê “Geografia em Processos Educativos: formação docente, pesquisa e desenvolvimento” propõe reunir contribuições que aprofundem o debate sobre a Educação Geográfica como campo teórico e prático que integra os processos formativos, a produção científica e a compreensão crítica dos fenômenos socioespaciais. Ao investigar as relações entre sociedade e natureza, a Geografia constitui-se também como campo educativo, capaz de promover a leitura crítica do espaço e de formar sujeitos conscientes de sua inserção nas dinâmicas territoriais. Autores como Callai (2000), Cavalcanti (2012), Castellar (2017) e Kaercher (2020) evidenciam que a Educação Geográfica ultrapassa a mera transmissão de conteúdos, afirmando-se como prática social e política voltada à compreensão das desigualdades e contradições do espaço geográfico. Essa perspectiva dialoga com a pedagogia crítica e com a concepção de espaço enquanto instância histórica, relacional e dialética, conforme formulado por Milton Santos (1996). Ao articular a linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos às áreas de Desenvolvimento Regional e Urbano (DRU) e Utilização e Conservação dos Recursos Naturais (UCRN) do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o dossiê propõe uma abordagem integrada entre formação docente, pesquisa e desenvolvimento, reconhecendo o papel formativo da Geografia na construção de uma cidadania crítica e socioespacialmente consciente.
1. Apresentação A Revista GeoAmazônia convida pesquisadoras, pesquisadores e profissionais a submeterem trabalhos para o dossiê temático “Geografia em Processos Educativos: formação docente, pesquisa e desenvolvimento”, vinculado à linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC, que abrange as áreas de Desenvolvimento Regional e Urbano (DRU) e Utilização e Conservação dos Recursos Naturais (UCRN). O dossiê reúne reflexões teóricas, metodológicas e empíricas sobre os processos educativos, a formação docente e a produção de conhecimento geográfico, fortalecendo a leitura crítica do espaço e estimulando práticas pedagógicas inovadoras e socialmente comprometidas. Ao promover o diálogo entre educação, formação docente e pesquisa em Geografia, o dossiê consolida a Educação Geográfica como campo crítico, interdisciplinar e transformador, abrindo espaço para estudos sobre políticas públicas, práticas de ensino, currículo e produção de conhecimento. Busca-se, com este dossiê, estimular o diálogo entre diferentes abordagens e experiências que expressem a vitalidade da Educação Geográfica frente aos desafios contemporâneos da formação docente e da pesquisa em Geografia. O objetivo é ampliar perspectivas críticas sobre o papel da educação geográfica na produção do conhecimento, na construção de práticas pedagógicas inovadoras e na compreensão das dinâmicas socioespaciais que moldam o mundo atual. Dessa forma, o dossiê pretende contribuir para o fortalecimento da Geografia como campo de investigação e de ação educativa comprometido com a transformação social e o desenvolvimento sustentável dos territórios.
2. Ementa do Dossiê Serão acolhidos trabalhos que explorem estudos e análises da Educação Geográfica no campo educacional formal e não-formal, abordando: - Conceitos, teorias e metodologias da pesquisa em Educação Geográfica; 3. Eixos Temáticos Eixo 1 – Educação Geográfica e Territórios em Transformação: práticas formativas e desenvolvimento socioespacial - História e política educacional - Práticas pedagógicas e leitura crítica da realidade - Currículo, saberes geográficos e formação integral - Educação geográfica e desigualdades territoriais; - Formação docente e políticas públicas de desenvolvimento regional e urbano; - Espaço escolar e organização urbana; - Cidades educadoras e mediações sociais; - Processos educativos e planejamento do território; - Educação geográfica, cultura e identidade nos espaços urbanos e regionais. - Relações entre sociedade e natureza no ensino de geografia; - Educação geográfica e gestão dos recursos naturais; - Práticas educativas e leitura crítica dos ambientes locais e regionais; - Saberes territoriais e conhecimentos tradicionais na formação docente; - Educação ambiental crítica e cidadania socioespacial; - Cartografia escolar e representação das dinâmicas naturais e antrópicas. - Tecnologias digitais e mediações pedagógicas; - Linguagens cartográficas, visuais e artísticas; - Recursos didáticos e experimentação metodológica; - Educação inclusiva e acessibilidade na geografia escolar; - Interdisciplinaridade, criatividade e práticas inovadoras no ensino de geografia. 4. Tipos de Contribuições Aceitas Artigos científicos, ensaios teórico-metodológicos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas . Cada autor poderá encaminhar até no máximo dois artigos (independente se autor ou coautor).
5. Prazos Submissão até 30 de abril de 2026; avaliação até 30 de julho de 2026; publicação em dezembro de 2026
6. Normas para Submissão Os textos devem seguir as normas da Revista GeoAmazônia, entre 15 e 20 páginas, conforme ABNT NBR 6023:2025, com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Todos os autores deverão se cadastrar na revista, como autores e avaliadores.
7. Organização do Dossiê Editores organizadores:
Prof. Dr. Aloysio Marthins de Araujo Junior (PPGG/UFSC); Profa. Dra. Rosemy da Silva Nascimento (PPGG/UFSC); Profa. Dra. Kalina Salaib Springer (PPGG/UFSC); Prof. Dr. Sílvio Domingos Mendes da Silva (PPGG/UFSC) Prof. Dr. José Antônio Herrera - editor GeoAmazônia (UFPA/PPGEO) 8. Submissões e Contato Submissões via sistema eletrônico da Revista GeoAmazônia: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia
9. Idiomas Aceitos Português, Espanhol, Francês e Inglês. |
