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Revista GeoAmazônia (PPGEO/UFPA) – (Qualis A3/Capes)

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Geografia em Processos Educativos: formação docente, pesquisa e desenvolvimento

Linha de Pesquisa: Geografia em Processos Educativos – Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSC)

 

 

O dossiê “Geografia em Processos Educativos: formação docente, pesquisa e desenvolvimento” propõe reunir contribuições que aprofundem o debate sobre a Educação Geográfica como campo teórico e prático que integra os processos formativos, a produção científica e a compreensão crítica dos fenômenos socioespaciais.

Ao investigar as relações entre sociedade e natureza, a Geografia constitui-se também como campo educativo, capaz de promover a leitura crítica do espaço e de formar sujeitos conscientes de sua inserção nas dinâmicas territoriais.

Autores como Callai (2000), Cavalcanti (2012), Castellar (2017) e Kaercher (2020) evidenciam que a Educação Geográfica ultrapassa a mera transmissão de conteúdos, afirmando-se como prática social e política voltada à compreensão das desigualdades e contradições do espaço geográfico. Essa perspectiva dialoga com a pedagogia crítica e com a concepção de espaço enquanto instância histórica, relacional e dialética, conforme formulado por Milton Santos (1996).

Ao articular a linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos às áreas de Desenvolvimento Regional e Urbano (DRU) e Utilização e Conservação dos Recursos Naturais (UCRN) do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o dossiê propõe uma abordagem integrada entre formação docente, pesquisa e desenvolvimento, reconhecendo o papel formativo da Geografia na construção de uma cidadania crítica e socioespacialmente consciente.

 

 

 

1. Apresentação

A Revista GeoAmazônia convida pesquisadoras, pesquisadores e profissionais a submeterem trabalhos para o dossiê temático “Geografia em Processos Educativos: formação docente, pesquisa e desenvolvimento”, vinculado à linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC, que abrange as áreas de Desenvolvimento Regional e Urbano (DRU) e Utilização e Conservação dos Recursos Naturais (UCRN).

O dossiê reúne reflexões teóricas, metodológicas e empíricas sobre os processos educativos, a formação docente e a produção de conhecimento geográfico, fortalecendo a leitura crítica do espaço e estimulando práticas pedagógicas inovadoras e socialmente comprometidas.

Ao promover o diálogo entre educação, formação docente e pesquisa em Geografia, o dossiê consolida a Educação Geográfica como campo crítico, interdisciplinar e transformador, abrindo espaço para estudos sobre políticas públicas, práticas de ensino, currículo e produção de conhecimento.

Busca-se, com este dossiê, estimular o diálogo entre diferentes abordagens e experiências que expressem a vitalidade da Educação Geográfica frente aos desafios contemporâneos da formação docente e da pesquisa em Geografia. O objetivo é ampliar perspectivas críticas sobre o papel da educação geográfica na produção do conhecimento, na construção de práticas pedagógicas inovadoras e na compreensão das dinâmicas socioespaciais que moldam o mundo atual. Dessa forma, o dossiê pretende contribuir para o fortalecimento da Geografia como campo de investigação e de ação educativa comprometido com a transformação social e o desenvolvimento sustentável dos territórios.

 

2. Ementa do Dossiê

Serão acolhidos trabalhos que explorem estudos e análises da Educação Geográfica no campo educacional formal e não-formal, abordando: 

-             Conceitos, teorias e metodologias da pesquisa em Educação Geográfica; 
-             Formação docente inicial e continuada, profissionalização e identidade docente; 
-             Políticas públicas educacionais e seus impactos territoriais; 
-             Currículo, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas inovadoras; 
-             Educação geográfica e inclusão: diversidade, acessibilidade e justiça socioespacial; 
-             Linguagens, recursos didáticos e tecnologias digitais na educação geográfica; 
-             Espaço geográfico, cidade e ambiente como dimensões educativas; 
-             Cartografia escolar e práticas de leitura e representação do espaço.

3. Eixos Temáticos

Eixo 1 – Educação Geográfica e Territórios em Transformação: práticas formativas e desenvolvimento socioespacial 

- História e política educacional

- Práticas pedagógicas e leitura crítica da realidade

- Currículo, saberes geográficos e formação integral

- Educação geográfica e desigualdades territoriais;

- Formação docente e políticas públicas de desenvolvimento regional e urbano;

- Espaço escolar e organização urbana;

- Cidades educadoras e mediações sociais;

- Processos educativos e planejamento do território;

- Educação geográfica, cultura e identidade nos espaços urbanos e regionais.

Eixo 2 – Educação Geográfica e Mediações Sociedade–Natureza: práticas educativas e pesquisa socioespacial 

- Relações entre sociedade e natureza no ensino de geografia;

- Educação geográfica e gestão dos recursos naturais;

- Práticas educativas e leitura crítica dos ambientes locais e regionais;

- Saberes territoriais e conhecimentos tradicionais na formação docente;

- Educação ambiental crítica e cidadania socioespacial;

- Cartografia escolar e representação das dinâmicas naturais e antrópicas.

Eixo 3 – Linguagens, Tecnologias e Inovações na Educação Geográfica

- Tecnologias digitais e mediações pedagógicas;

- Linguagens cartográficas, visuais e artísticas;

- Recursos didáticos e experimentação metodológica;

- Educação inclusiva e acessibilidade na geografia escolar;

- Interdisciplinaridade, criatividade e práticas inovadoras no ensino de geografia.

4. Tipos de Contribuições Aceitas

Artigos científicos, ensaios teórico-metodológicos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas .

Cada autor poderá encaminhar até no máximo dois artigos (independente se autor ou coautor).

 

5. Prazos

Submissão até 30 de abril de 2026; avaliação até 30 de julho de 2026; publicação em dezembro de 2026

 

6. Normas para Submissão

Os textos devem seguir as normas da Revista GeoAmazônia, entre 15 e 20 páginas, conforme ABNT NBR 6023:2025, com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol.

Todos os autores deverão se cadastrar na revista, como autores e avaliadores.

 

7. Organização do Dossiê

Editores organizadores:

 

Prof. Dr. Aloysio Marthins de Araujo Junior  (PPGG/UFSC);

Profa. Dra. Rosemy da Silva Nascimento (PPGG/UFSC);

Profa. Dra. Kalina Salaib Springer (PPGG/UFSC);

Prof. Dr. Sílvio Domingos Mendes da Silva (PPGG/UFSC)

Prof. Dr. José Antônio Herrera - editor GeoAmazônia (UFPA/PPGEO) 

8. Submissões e Contato

Submissões via sistema eletrônico da Revista GeoAmazônia: https://periodicos.ufpa.br/index.php/geoamazonia

 

9. Idiomas Aceitos

Português, Espanhol, Francês e Inglês.