A METODOLOGIA E O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM GRAJAÚ-MA / THE METHODOLOGY AND THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY IN GRAJÁU-MA
Resumo
Este trabalho objetivou analisar o ensino de Geografia nos 4º e 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Educar para Crescer, localizada na cidade de Grajaú, Maranhão, assim como avaliar a metodologia das aulas de Geografia e o interesse dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de observação das aulas e entrevistas com as duas professoras regentes. Observou-se que os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras nas aulas de Geografia ainda são de forma tradicional, centrados principalmente no livro didático. Dessa forma, as aulas de Geografia tornam-se desestimulantes, como as demais disciplinas. Sem contrariar essa realidade, durante a observação, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela disciplina.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v4i08.12485
Apontamentos
- Não há apontamentos.
GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542
Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref - BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - Livre - Europub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org