Cabeçalho da página

QUANDO O LUGAR TEM OU NÃO TEM ESPAÇO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DE CASOS NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE E NA AMAZÔNIA PARAENSE

Luis Afonso Cruz Alvarez, José Sobreiro Filho

Resumo

O estágio docente supervisionado se constitui como uma das fases experimentais da formação profissional no ensino de Geografia e o momento mais apropriado para confrontar a realidade com os embasamentos teórico-conceituais construídos ao longo da formação profissional. Estabelece-se, assim, a primeira relação socioespacial com a educação e seus entes sociais: docentes, discentes, diretivos, técnicos, e funcionários que constituem a comunidade escolar e constroem a vida da escola. Considerando essa discussão, o presente trabalho apresenta os resultados dos estudos de casos do ensino de Geografia; visa analisar e compreender os processos históricos, dificuldades, desafios e contradições do ensino de Geografia na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Para tal fim, o estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica que permitisse analisar o contexto histórico e teórico-conceitual da Geografia; em seguida foram realizadas as análises das atividades em campo, observações in loco e aplicação de questionário de entrevistas semiestruturadas aos docentes das escolas E.M.E.F. Dep. Júlio Monteles, do município Santana do Maranhão-MA, e Escola de Aplicação da UFPA, localizada no município de Belém-PA. Obteve-se como resultado a compressão da realidade do ensino de Geografia nas referidas unidades de ensino, suas dificuldades, contradições e desafios na educação, como amostra de uma realidade mais complexa vivida no Brasil.

PALAVRAS CHAVES: Educação; Ensino de geografia; Lugar, Geografia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v7i14.12558

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778

DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542 

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org