Cabeçalho da página

A PRAÇA DA TERRA FIRME: LUGAR DE ENCONTROS E DESENCONTROS

José Francisco dos Santos Batista, Milton Ribeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o papel da praça da Terra Firme como espaço público, como lugar de encontros e desencontros, inserida em uma realidade de um bairro da periferia de Belém do Pará. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico, entrevistas e trabalho de campo na tentativa de descrever o lugar, os eventos e os discursos sobre este espaço de circulação. A praça, além do lugar de sociabilidade, de lazer, é também palco de várias manifestações políticas, em especial das lutas por melhoria da qualidade de vida e o combate ao extermínio da juventude periférica do bairro.


Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, Aiala Colares de Oliveira. A Geografia do crime na metrópole: da economia do narcotráfico à territorialização perversa em uma área de baixada de Belém. Belém. – NAEA/UFPA, 2008.

FERREIRA, CarmenaFadul. Produção do Espaço Urbano de Belém e degradação ambiental: Um estudo sobra a várzea do Tucunduba (Belém-PA). 1995. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Pulo, 1995.

MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. 1ª Ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MENDONÇA, Eneida Maria Souza. Apropriação do Espaço Público: Alguns conceitos. UERJ, Rio de Janeiro, 2007.

PENTEADO, Antônio Rocha. Belém: Estudo de Geomorfologia Urbana. Belém. Editora UFPA, 2 volume. 1968.

PEREIRA, Jesus Marmanillo; TEXEIRA, Natalia Mendes. Uma Praça chamada Brasil: cotidiano urbano imperatrizense nos territórios da Praça. In: Revista Eletrônica Visagem, v. 1, n. 2, julho/dezembro 2015, p. 215-234.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Cidade narrada, tempo vivido: estudos de etnografias da duração. In: RUA, n. 16, v. 1, 2010, p. 121-146.

______. Antropologia em outras linguagens: Considerações para uma etnografia hipertextual estudos de etnografias da duração. In: RBCS, v. 31, n. 90, 2016, p. 71-84.

RODRIGUES, Glauco Bruce, Quando a política encontra a cultura: A Cidade vista (e apropriada) pelo Movimento Hip-Hop. In: CIDADES: Revista científica / Grupo de Estudos Urbanos. – Vol. 1, n. 1, 2004 – Presidente Prudente: Expressão Popular.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.

SERPA, Angelo. Lugar e Mídia. – São Paulo: Contexto, 2011.

______________. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. – São Paulo: Contexto, 2013

TRINDADE JR, Saint Clair Cordeiro da. Produção do espaço e uso do solo urbano em Belém. NAEA/ UFPA, Belém, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v9i18.12813

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org