EXPERIÊNCIA VIRTUAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA: LIÇÕES APRENDIDAS DURANTE A DIMENSÃO SOCIOESPACIAL DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 – MANAUS-AM
Resumo
A pandemia do SARS-COV-2 foi um evento imprevisto que revelou a vulnerabilidade estrutural da sociedade contemporânea, notadamente no sistema de saúde. Desta forma, o presente artigo apresenta um breve relato de experiência do ensino remoto emergencial e algumas ações pedagógicas síncronas e assíncronas, realizadas pelos residentes e preceptores na Residência Pedagógica de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, especificamente na Escola Estadual Sant’Ana, em resposta aos desafios do distanciamento social estabelecido como medida de contenção do contágio. As reflexões sobre o ensino remoto mediado por tecnologias, a partir dos relatórios mensais e das experiências dos residentes, abordaram os pontos positivos e negativos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Geografia; Residência Pedagógica; SARS-COV-2.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de Março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 05 de out. 2021.
FREITAS, M.C.; FREITAS, B.M.; ALMEIDA, D.M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. In: Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas. Acesso em: 26 set. 2021.
HODGES, C.; TRUST, T.; MOORE, S.; BOND, A.: LOCKEE, B. The difference between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3. Acesso em: 02 set. 2021.
LIBÂNEO, J.C. A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e cientifica para vida pessoal, profissional e cidadã. In: COSTA, M.V. (Org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 23-50.
MACHADO, L.F.S.L.; JESUS, D.A. O Programa de Residência Pedagógica e o desafio de sustentação como política de formação de professores. In.: Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 3, edição especial, p. 472-489, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/. Acesso em: 10 fev. 2022.
MARTIN. B. J. Jóvenes: comunicación y identidad. Pensar Iberoamérica. In: Revista de Cultura, n. 0, fev. 2002. Disponível em: www.campusoei.Org/Pensariberoamerica. Acesso em: 29 set. 2021.
MARTINS, R.E.M.W. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: CASTROGIOVANNI, A.C. et al (Orgs.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 61-76
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 383p.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1998.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed., Rio de Janeiro: Record, 2003.
USHER, J.; DOLAN, A.M. Covid-19: Teaching primary geography in an authentic context related to the lived experiences of learners. In: Irish Educational Studies. v. 40, n. 2, 2021, p. 177-185.
VIRILIO, P. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. 1. ed., Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. (Trad. Paulo Roberto Pires).
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v10i20.13667
Apontamentos
- Não há apontamentos.
GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542
Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref - BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - Livre - Europub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org