Foco e Escopo
Moara é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. É um periódico de circulação nacional, com classificação A3 no índice Qualis da CAPES, que traz ao público, desde 1993, produções científicas de pesquisadores do Brasil e do exterior.
Trata-se de um periódico semestral, com duas edições anuais (janeiro-junho e agosto-setembro), que dedica alternadamente um número aos Estudos Linguísticos e outros aos Estudos Literários, podendo publicar mais de dois números por ano, no formato de número temático ou de dossiê.
A revista publica artigos científicos vinculados às diversas linhas de pesquisa das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, que sejam fruto de um processo de produção de conhecimento pautado em diretrizes teóricas e metodológicas coerentes.
Aceitamos artigos de: a) doutores, mestres e discentes de cursos de Doutorado e, b) discentes de curso de Mestrado em co-autoria com doutores.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos submetidos para publicação na revista são avaliados anonimamente por dois pareceristas membros do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Em casos de discrepâncias, o artigo é avaliado por um terceiro parecerista. Somente os trabalhos aprovados pelos pareceristas, e ratificados pela Comissão Editorial, são encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, tenham sido atendidas pelo autor.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusivamente dos autores. Ficam concedidos à Revista Moara todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. As contribuições devem ser fruto de pesquisas originais e inéditas.
Com exceção da folha de rosto, as páginas e o arquivo com o manuscrito propriamente devem ser enviados sem qualquer informação que possa identificar os autores. Devem ser excluídos dados como: nome, e-mail e afiliação; informações em qualquer parte do texto que indiquem vinculação a grupos de pesquisa; título de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados; entre outros.
Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos os seguintes dizeres: “Trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. Caso o artigo seja aprovado, o autor terá oportunidade de incluir as informações novamente na versão que será publicada.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
História da Moara
A primeira edição da Revista Moara aconteceu em 1993.Na apresentação, a professora Socorro Simões explicava o sentido do nome da revista: "O que vem à luz? O que ajuda a nascer? O que promove a luz? Pretendemos desta maneira, que cada número de MOARA seja a materialização do significado de seu título. É dessa luz que dirá MOARA.Uma luz que precisa se fazer conhecer, para se tornar conhecida."
Moara é uma revista semestral e até o número 35 seu formato era impresso. Em 2011, migrou para a plataforma Seer e passou a ser exclusivamente digital. No primeiro semestre de 2016, todas as edições da revista forma digitalizadas e já estão disponíveis para consulta.
O principal objetivo da Moara é funcionar como um importante canal de divulgação científica na região amazônica, colocando em circulação artigos de pesquisadores, professores e alunos cujos artigos tomem a linguagem, em suas múltiplas dimensões e articulações.