Sujeitos indígenas: estigmatizados pelas instituições
Resumo
Este artigo corresponde a um dos frutos do projeto de pesquisa institucional intitulado “As representações midiáticas do sujeito índio sobrevivente no Estado do Mato Grosso do Sul, MS”, desenvolvido por mim na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, e visa trazer à tona os estigmas e estereótipos veiculados em enunciados da comunidade acadêmica em relação a estudantes indígenas. Como corpus de pesquisa apresentamos tanto respostas de questionário aplicado a alunos indígenas e matérias jornalística do jornal O Progresso, mídia local. Para sustentar nossas análises, buscamos dialogar com autores do campo dos Estudos Culturais e com uma obra de Michel Foucault. A pergunta de pesquisa que norteou nossas análises foi: Como estigmas e estereótipos se constituem nas relações acadêmicas? Como resultado dessa investigação chegamos à conclusão de que as relações no âmbito educacional estão permeadas de preconceito e que as diferenças culturais promovem uma identidade deteriorada.
Palavras-chave: Sujeito Indígena. Estigma. Instituição Educacional
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i57.10154