MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O lugar dos saberes amazônicos no ensino de literatura

Eliana Pires de Almeida

Resumo

A pesquisa cartografou o lugar dos saberes amazônicos no ensino da Literatura a partir de uma historiografia construída pelos teóricos da Literatura, da Sociologia do Currículo e da análise da trajetória do Colégio Estadual Paes de Carvalho. No construto dessa pesquisa foi catalogada uma experiência didática em Belém do Pará nos anos 80-90 que resultou na publicação de três livros didáticos com conteúdo regionalizado de Literatura Paraense. O estudo tem como base a Teoria Literária na perspectiva de Nunes (1998), Candido (1976), Zilberman (1989) e Barthes (2010) que apontam a Literatura como possibilidade de transmissão cultural, como fruição e como valorização da dimensão estética com vistas à cidadania. E os estudos da Sociologia da Educação e da Cultura de Bourdieu (2007) e Chartier (1996), os estudos do Currículo, com Mclaren (1997) e Moreira; Silva (1995).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i56.10532