A Base Nacional Comum Curricular discursivizada em/nas redes: um embate de sentidos e sujeitos
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos produzidos no discurso sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inscrito em materialidades digitais. O estudo tem por base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana e toma o ciberespaço em sua opacidade, como objeto discursivo, afetado pela ideologia e pela historicidade. O corpus foi constituído por três materialidades discursivas: dois fragmentos da BNCC; e um print com seis comentários sobre um vídeo que apresenta esse documento. Os resultados apontam que a BNCC discursiviza os discentes com efeitos de sentido de homogeneização social e cultural; sob o efeito da transparência da linguagem, produz sentidos de igualdade de direito; todavia, o discurso silencia as condições de funcionamento das escolas e as desigualdades sociais. Já o discurso inscrito na seção de comentários digitais, acerca da postagem sobre a BNCC, materializa sentidos de contestação e resistência ao discurso da BNCC.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i58.10919