Leitura, poder e fake news: como enfrentar a (des)informação na era da (pós)verdade?
Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre as estratégias de exercício do poder por meio da propagação de fake news na rede mundial de computadores, tomando por base a concepção de que a constituição de sujeito se dá pelas práticas discursivas, e de que maneira esse problema poderia ser solucionado ou amenizado. Essas leituras acabam por constituir modos de subjetivação a partir das condições de possibilidade da mídia digital. Essa empreitada será propiciada à luz das considerações de Foucault (1997; 2006; 2008; 2016) sobre poder, verdade e subjetividade, com o auxílio de Possenti (1999; 2001) sobre sujeito e leitura, além das considerações de Curcino (2012; 2014) que aborda a leitura na mídia supracitada. A formação do leitor crítico seria o caminho para o enfrentamento das fake news na contemporaneidade, pautada por uma formação em leitura digital sólida, de modo a conscientizar esse sujeito, levando-o à resistência em relação às vontades de verdade impostas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i61.13871