Sistematização da terminologia da Gestão Escolar: critérios para a seleção dos termos da área
Resumo
Este artigo objetiva discutir os critérios de seleção de termos pertencentes à área da Gestão Escolar. Para tanto, o trabalho se constitui de uma breve discussão sobre esse campo de atuação, situando-o como área especializada; como suporte teórico para a caracterização dos aspectos terminológicos, a pesquisa alude à Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1998; 2005); metodologicamente e visando a composição de corpora (SARDINHA, 2000), a investigação elege como objeto de estudos um conjunto de textos acadêmico-científicos, com a finalidade de selecionar as candidatas a termo da Gestão Escolar nesses textos. Para isso, utiliza-se o software AntConc e, com base nos critérios delineados nesta pesquisa, finaliza-se a construção do corpus com a sistematização de uma lista composta por oitenta e oito termos. Os resultados indicam que o uso de critérios precisos e delimitados asseguram a representatividade dos termos e, consequentemente, corroboram a ideia da Gestão Escolar enquanto área de especialidade.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i63.15333