MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual

Priscila Aguiar MELÃO, Eliane Gouvêa LOUSADA

Resumo

Este artigo objetiva mostrar como a produção de anúncios publicitários pode contribuir para: i) a exposição dos alunos à pluralidade tanto linguística quanto cultural que raramente encontramos em livros didáticos; ii) o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, por meio dos recursos verbais e visuais que caracterizam esse gênero textual. Para tanto, mostraremos o estudo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira através de uma sequência didática e da produção de textos pertencentes ao gênero textual anúncio publicitário por alunos de Francês como Língua Estrangeira (FLE). Daremos especial atenção à linguagem verbal e visual articuladas para o ensino do francês e às contribuições do gênero anúncio publicitário para a compreensão dos aspectos culturais e linguísticos veiculados nos textos. Para isso, apoiamo-nos no quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2003, 2006, 2008), no que se refere à compreensão do agir humano através da atividade de linguagem e na união das categorias da Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), para nos auxiliar na análise de textos visuais.

Palavras-chaves: Gênero textual anúncio publicitário. Interacionismo sociodiscursivo. Gramática do Design Visual. Ensino-aprendizagem. FLE. Capacidade de argumentação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i42.2063