A ESTÉTICA DE RECEPÇÃO E O ACOLHIMENTO BRASILEIRO
Resumo
Revisando a recepção da Escola de Constança (Jauss e Iser), percebe-se que seus principais textos foram traduzidos entre 1979 e 1984(como na França e antes mesmos dos Estados Unidos. A idéia central de Jauss é reabilitar a historicidade do texto literário, sem perder de vista a consideração sobre o valor e a experiência estética. A estética da recepção corresponde à concretização das potencialidades de leitura.A estética do efeito, de Iser parte da análise do texto, a fim de verificar como se compõe a matéria narrativa, para suportar, sem perder a identidade, a interferência do leitor. O artigo resume a difusão, no âmbito do ensino universitário, das concepções teóricas e metodológicas da Escola de Constança, por professores e pesquisadores da PUCRS, de Porto Alegre (GS), os quais comprovam a aplicabilidade das propostas da Estética da Recepção e revelam que ela dá margem a interpretações inusitadas de obras consagradas. Um campo muito propício dos estudos recepcionais deu-se com a literatura infantil. A Estética da Recepção tem seu lugar na teoria literária pela qualidade de questionar a noção idealista do texto literário e pela facilidade da teoria para a prática.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i12.3102