MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

SEM QUERER A CRÔNICA SAIU UMA INICIAÇÃO À TEORIA/ ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Maria Helena Rodrigues CHAVES

Resumo

neste estudo, propomos uma análise discursiva de um texto produzido por uma aluna de primeiro ano do ensino médio. Teremos por pressupostos a proposta bakhtiniana de teoria/ análise dialógica do discurso, segundo percepção de Brait (2006), a concepção bakhtiniana de linguagem e a leitura que Faraco (2005) faz do estudo de Bakhtin sobre as relações entre autor e personagem/ herói/ obra. Desse modo, temos o objetivo de problematizar a relação entre o autor e o seu personagem/ herói e as diversas vozes que são convocadas no discurso. Os dados foram constituídos por procedimento de natureza etnográfica, em uma escola pública da periferia de Belém/ Pará. Os alunos, uma turma de ensino médio, foram  interlocutores  em uma seqüência  de ensino do gênero “crônica”, que visava à produção de uma dissertação de mestrado. O texto que vamos analisar corresponde à produção final da aluna.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i28.3357