MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO

Cristiane Maria Praxedes de Souza NÓBREGA, Maria das Graças Soares RODRIGUES

Resumo

Este artigo insere no âmbito da Linguistica  de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus  investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008).  Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.

PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i34.3586