A PRODUÇÃO TEXTUAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA UM ESTUDO A PARTIR DA PROVA DISSERTATIVA DO CONCURSO C- 105 DA SEDUC/ PA
Resumo
Tem estado presente na escola o pensamento de que a responsabilidade de potencializar no aluno o uso da capacidade para a produção textual é uma incumbência exclusiva do professor de língua portuguesa. Esse fato e outros mais têm contribuído para a escola produzir semi- analfabetos. A discussão que se faz nesse artigo aborda resultados parciais de uma pesquisa de mestrado tendo como tema “Os professores de matemática e a produção textual”. Os resultados de uma análise feita sobre as notas de redação de um concurso publico para professores de matemática apontam que esses têm um desempenho qualitativamente baixo em atividades de produção textual escrita. Concluímos que a origem do problema se inicia na educação básica, quando nas aula de Língua Portuguesa não se exploram atividades de produção textual escrita, e se estende ate o ensino superior, quando na Licenciatura em Matemática a formação deste professor é pautada quase que exclusivamente em atividades de cálculo.
PALAVRAS- CHAVE: Produção textual; Professores de matemática; Escrita; Matemática.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i32.3653