Discurso, memória e identidades em Uma carta pela mudança do Maranhão: análise de uma peça publicitária da campanha eleitoral de Flávio Dino (MA-2014)
Resumo
Neste artigo apresentamos uma investigação sobre a produção de sentidos na campanha eleitoral de Flávio Dino (PCdoB), do ano de 2014, mais especificamente analisamos uma peça publicitária intitulada Uma carta pela mudança do Maranhão. São mobilizados princípios conceituais da Análise do Discurso de linha francesa, algumas contribuições de Michel Foucault para entendimento das formas de produção e circulação dos discursos, e estudos sobre discurso político, memória e mídias (COURTINE, 2011; PECHÊUX, 1999; GREGOLIN 2007; 2008); as identidades são discutidas da perspectiva dos Estudos Culturais (BAUMAN, 2005; HALL, 2006). Esta análise é um recorte de uma pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida, no âmbito das discussões do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD – MA).
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i47.4225