As variáveis social e afetiva como potencializadoras da aquisição da segunda língua
Resumo
Objetivamos, neste trabalho, discutir a importância das variáveis social e afetiva como potencializadoras da aquisição de uma segunda língua. Entendemos que as variáveis social e afetiva muito podem contribuir para o desenvolvimento da língua-alvo, uma vez que este é influenciado pela integração social e psicológica do aprendiz com grupos que falam essa língua. Acreditamos que esses grupos não se limitam apenas aos falantes nativos, mas a todo aquele que se identifica sociopsicologicamente com a língua-alvo com o objetivo de adquiri-la. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 2003; PRODANOV; FREITAS, 2013). Como aportes teóricos, recorremos aos estudos da Aquisição de Segunda Língua (ASL) tendo como representantes Correa (1999), Gass e Selinker (2008), Larsen-Freeman (2011), Paiva (2011), e VanPatten e Williams (2015); na Teoria do Modelo Monitor, Krashen (1985); e no Modelo de Aculturação, Schumann (1986). Nosso objetivo é contribuir para que professores de línguas, estudantes do Curso de Letras, assim como alunos da pós-graduação em Linguística Aplicada possam refletir sobre a relevância deste estudo e compreender que as variáveis social e afetiva podem ajudar no progresso da aquisição da língua estudada.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i54.8117