MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica à superação da visão neoliberal de aprendizagem de língua inglesa

Letícia Berneira Cardozo

Resumo

O ensino de língua inglesa no cenário brasileiro está envolto em uma perspectiva neoliberal, que transforma o ensino em um bem material e seus aprendizes em consumidores. Entretanto, faz-se necessário repensar o ensino da língua inglesa, de modo a propiciar aos aprendizes as ferramentas necessárias à emancipação dos sujeitos nesse cenário globalizante, oferecendo meios de humanização. Portanto, este artigo busca na Psicologia Histórico-Cultural elementos que corroborem para se pensar a aprendizagem de língua inglesa em termos de desenvolvimento humano, isto é, o quanto aprender uma língua estrangeira pode contribuir para que os sujeitos se reconheçam como parte integrante da sociedade, capazes de agir e  transformar suas próprias realidades. Ao mesmo tempo, busca-se na Pedagogia Histórico-Crítica motivações para se desvencilhar dessas pedagogias acríticas que assolam o ensino de línguas, propondo assim, um olhar de luta, de comprometimento com um ensino humanizador.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i54.8119