Posicionamentos axiológicos sobre a maternidade em postagens e comentários na rede social Instagram
Resumo
Este trabalho propõe discutir aspectos dialógicos e enunciativos de posicionamentos axiológicos em postagens e comentários sobre a maternidade na rede social Instagram. O objetivo principal é analisar como os valores axiológicos relacionam-se com o ponto de vista inicial das mulheres entrevistadas ao influenciar as manifestações do público quanto à temática discutida. Nosso referencial teórico considerou postulados da Análise Textual dos Discursos (ATD), de Adam (2011), quanto às noções de texto, gênero e práticas discursivas, estabelecendo interface com a Análise Dialógica do Discurso (ADD) conforme Bakhtin (2016), Volóchinov (2017) e autores comentadores das obras do Círculo, retomando conceitos como dialogismo, enunciado e posicionamento axiológico. Selecionamos duas postagens com manifestações pessoais das atrizes Samara Felipo e Tatá Werneck e seis comentários de internautas a essas postagens. Verificamos que a exposição das dificuldades das atrizes quanto à função materna provocou manifestações de caráter diverso, predominando, contudo, avaliações axiológicas mais positivas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i67.16690