Açaí, quem te toma por aqui fica! Elementos que impactam no comportamento do consumidor de açaí no norte do Brasil
Resumo
O presente estudo buscou identificar o comportamento do consumidor de açaí no norte do Brasil a partir do detalhamento de suas percepções, motivações, valores de consumo, significados e simbolismos que influenciam no processo de decisão por consumir esse tipo de alimento. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo como aportes metodológicos. O roteiro apresentou perguntas construídas focando nos construtos/dimensões de produtos/marcas que impactam diretamente no consumo de alimentos como: associações, fidelidade e diferenciação. Os resultados apontam para existência de elementos fatores comportamentais e significados psicoemocionais que levam os consumidores de açaí a se conectarem emocionalmente e a manterem esse produto em suas rotinas de consumo. Esta pesquisa certamente contribui com a compreensão dos elementos intrínsecos ao comportamento do consumidor de alimentos tradicionais em uma dada região, permitindo às organizações compreender os fatores que agregam valor a esse tipo de produto.
Palavras-chave
açaí; fidelidade; diferenciação; associação.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v26i3.12955
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