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Açaí, quem te toma por aqui fica! Elementos que impactam no comportamento do consumidor de açaí no norte do Brasil

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Edgar José Pereira Dias, Thalita Carvalho Bezerra, Everaldo Marcelo Souza da Costa

Resumo

O presente estudo buscou identificar o comportamento do consumidor de açaí no norte do Brasil a partir do detalhamento de suas percepções, motivações, valores de consumo, significados e simbolismos que influenciam no processo de decisão por consumir esse tipo de alimento. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo como aportes metodológicos. O roteiro apresentou perguntas construídas focando nos construtos/dimensões de produtos/marcas que impactam diretamente no consumo de alimentos como: associações, fidelidade e diferenciação. Os resultados apontam para existência de elementos fatores comportamentais e significados psicoemocionais que levam os consumidores de açaí a se conectarem emocionalmente e a manterem esse produto em suas rotinas de consumo. Esta pesquisa certamente contribui com a compreensão dos elementos intrínsecos ao comportamento do consumidor de alimentos tradicionais em uma dada região, permitindo às organizações compreender os fatores que agregam valor a esse tipo de produto.


Palavras-chave

açaí; fidelidade; diferenciação; associação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v26i3.12955

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