Cabeçalho da página

Da política à evidência: interiorização do ensino superior e desenvolvimento local a partir do caso UFOPA em Santarém

André Felipe Canuto Coelho, Thatiane da Silva Vieira

Resumo

Este artigo analisa em que medida a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em 2009, alterou a trajetória de indicadores socioeconômicos do município de Santarém, no contexto da política federal de interiorização do ensino superior. O problema de pesquisa decorre da distância entre a centralidade atribuída às universidades públicas no desenvolvimento regional e a escassez de avaliações empíricas voltadas à Amazônia. Metodologicamente, o estudo combina revisão de literatura sobre interiorização, desenvolvimento regional e universidades públicas com um desenho quantitativo baseado em séries temporais interrompidas, aplicadas a seis indicadores anuais observados entre 1999 e 2019: internações hospitalares, funções docentes no ensino fundamental, consumidores residenciais de energia elétrica, vínculos formais de emprego, arrecadação de ISS e arrecadação de ICMS. Os resultados mostram efeitos mais robustos nas dimensões demográfico-urbana e de saúde, com destaque para a aceleração do consumo residencial de energia e para a reconfiguração da série de internações. Já os efeitos sobre educação básica, emprego formal e arrecadação tributária foram inexistentes, ambíguos ou estatisticamente não detectáveis. Conclui-se que a UFOPA atua como vetor relevante, porém desigual, de desenvolvimento local, com impactos mais visíveis sobre urbanização, centralidade regional e pressão sobre serviços públicos do que sobre a estrutura produtiva e fiscal do município.

 

 


Palavras-chave

Interiorização do ensino superior. Desenvolvimento regional. Avaliação de políticas públicas. Série temporal interrompida. UFOPA.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Marcelo; PETTERINI, Francis; FERREIRA, Roberto. Política de expansão das universidades federais: é possível potencializar os impactos econômicos? Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 1, p. 1-24, 2020.

BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 361-390, 2015.

BERNAL, J. L.; CUMMINS, S.; GASPARRINI, A. Interrupted time series

regression for the evaluation of public health interventions: a tutorial.

International Journal of Epidemiology, Oxford, v. 46, n. 1, p. 348-355,

Feb. 2017. DOI: 10.1093/ije/dyw098. Disponível em: https://academic.

oup.com/ije/article/46/1/348/2622842. Acesso em: 10 jun. 2026.

BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a expansão das

universidades federais 2003 a 2012. Brasília, DF: MEC, 2012.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/sesu/pdf/

destaques/analise_expansao_universidade_federais_2003_2012.pdf.

Acesso em: 10 jun. 2026.

BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão

da educação superior no país 2003-2014. Brasília, DF: MEC, 2014.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/sesu/pdf/arquivos/

balanco_social_sesu_2003_2014.pdf. Acesso em: 10 jun. 2026.

COSTA, Maria Regina da Silva. As repercussões da interiorização da UFPA no trabalho dos docentes da rede estadual de ensino no Pará nas décadas de 1980 e 1990. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

DOURADO, Luiz Fernandes. A interiorização do ensino superior e a privatização do público. Goiânia: Editora da UFG, 2001.

HOFF, Debora Nayar; PEREIRA, Maurício Fernandes; DE PAULA, Nilson Maciel. As universidades e o desenvolvimento regional: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 13, n. 3, p. 3-33, 2016.

LIMA, João Policarpo Rodrigues; SIMÕES, Rodrigo Ferreira. Teorias do desenvolvimento regional e suas implicações de política econômica no pós-guerra: o caso do Brasil. Texto para Discussão Cedeplar, n. 358, 2009.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

TREVISOL, J. V.; NIEROTKA, R. L. Os jovens das camadas populares

na universidade pública: acesso e permanência. Revista Katálysis,

Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 22-32, jan./jun. 2016. DOI: 10.1590/1414-

00100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/

TJkmTvBNS5tr3TPXQtvbRMs/. Acesso em: 10 jun. 2026.

UFOPA. Plano de Desenvolvimento Institucional e documentos institucionais. Santarém, 2019-2024.

UNESCO. Conferência Mundial de Educação Superior 2009: as novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v29i3.20313

Direitos autorais 2026 André Felipe Canuto Coelho, Thatiane da Silva Vieira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.