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Aprendizagem experiencial na formação de gestores socioambientais

Walterlina Brasil, Solange Arrolho, Berenice Simão

Resumo

Trata-se da experiência proporcionada durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para formação de lideranças na gestão socioambiental, onde se estabeleceu como base metodológica a Aprendizagem Experiencial, nos termos de Freire (1987), Lizeo (2003) e Kolb (1984). O artigo analisa o uso dessa abordagem no curso, e quais contribuições oferecem àqueles que se disponham a efetivar formação de gestores socioambientais. Anota-se que o curso foi estruturado com base na teoria de sistemas socioecológicos complexos, buscando contribuir com a formação de lideranças para a Amazônia brasileira. Este marco teórico é importante porque está associado à escolha metodológica para a formação oferecida, convertendo-se no eixo da proposta que abre espaço para experiências oferecidas a partir da Aprendizagem Experiencial. A análise pode subsidiar outros processos semelhantes, aperfeiçoados com base na reflexão sobre o método para a aprendizagem e identificando a efetividade dessa prática na formação profissional.


Palavras-chave

Gestao Socioambiental, Gestão, Aprendizagem Experencial


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DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v20i3.2393

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Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536