Logo do cabeçalho da página Novos Cadernos NAEA

PINTO-COELHO, Ricardo Motta; HAVENS, Karl. Gestão de recursos hídricos em tempos de crise. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016. 240 p.

Bárbara Oliveira de Morais, Alexandre Ferreira Lopes

Resumo

O livro “Gestão de recursos hídricos em tempos de crise” é uma obra que se difere das demais na área, pois traz à tona aspectos pouco encontrados quando se trata de discussões sobre o cenário global dos recursos hídricos no planeta. Uma das questões que se destacaram como foco principal dos autores se referiu ao cuidado de trazer para o leitor informações que permitissem demonstrar a colaboração do homem nos efeitos de transformação nos principais ecossistemas (rios, lagos, reservatórios, estuários e áreas litorâneas, aquíferos, geleiras e capotas polares).

Os autores se preocuparam em tecer considerações acerca da importância ecológica e ambiental utilizando-se de estudos de casos que foram apresentados para sustentar os exemplos e discussões que envolveram como citado no tópico anterior, a contribuição da humanidade nos impactos aos ecossistemas, gerando conflitos sociais, econômicos e geopolíticos.

O professor Ricardo Motta é Pesquisador no Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no ano de 2009 lançou a obra Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Já o professor Karl Havens atua no Instituto de Agricultura e Cie?ncias Agra?rias da University of Florida (UF/IFAS). Os professores possuem larga experiência e produção científica na área de limnologia (hidrobiologia) cuja ciência trata do estudo da ecologia das águas continentais.


Texto completo:

PDF

Referências


PINTO-COELHO, Ricardo Motta; HAVENS, Karl. Gestão de recursos hídricos em tempos de crise. Artmed Editora, 2016. 240 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v22i2.6599

Indexadores 

            

          

 

 

Flag Counter

Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536