Logo do cabeçalho da página Novos Cadernos NAEA

O “buen vivir” e a construção de uma nova sociedade

Flávia Verônica Silva Jacques

Resumo

De acordo com Acosta (2016) a filosofia do “Buen Vivir” (em português “Bem Viver”) é um caminho em construção, fundamentado na solidariedade entre os seres humanos e a natureza, o qual já é uma realidade em determinadas culturas ao redor do mundo. O Bem Viver, além de uma declaração constitucional e um conceito em construção, significa uma oportunidade para se desenvolver coletivamente uma nova forma de organizar o modo de viver no mundo. Sintetiza visões e práticas ancestrais andinas, debates e propostas atuais, pensamentos críticos e lutas sociais que representam a busca por alternativas em resposta ao modelo de desenvolvimento contemporâneo. O presente trabalho apresenta as perspectivas do “Buen Vivir” como alternativa para a construção de uma nova sociedade pautada na democracia e na sustentabilidade, baseada na obra “O Bem Viver”, do autor Alberto Acosta (um dos maiores responsáveis por colocar os Direitos da Natureza na Constituição do Equador).


Palavras-chave

Buen Vivir. Neoliberalismo. Direitos da Natureza. Democracia. Sustentabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ACOSTA, A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016.

CONSTANTE, P. S. O Buen Vivir e seus reflexos na construção de uma alternativa mundo: olhares desde Bolívia. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PENSAR E REPENSAR A AMÉRICA LATINA, 2., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SIPPAL-USP, 2016. p. 1-14.

COSTA, A. Dano ambiental: o fatalismo da dignidade da pessoa humana na contemporaneidade. Planeta Amazônia: revista internacional de direito ambiental e políticas públicas, Macapá, n. 9, p. 89-102, 2017.

GUDYNAS, E. Buen vivir: germinando alternativas al desarrollo. America Latina en Movimiento – ALAI, Quito, n. 462, p. 1-20, 2011.

LEÓN, M. El “Buen Vivir”: objetivo y camino para otro modelo. La Tendencia, Quito, p. 105-123, ago. 2008.

SILVA, K. P.; GUEDES, A. L. Buen Vivir Andino: resistência e/ou alternativa ao modelo hegemônico de desenvolvimento. Caderno EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 682-693, jul./set. 2017.

TURINO, C. Prefácio à edição brasileira. In: ACOSTA, A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016. p. 13-18.

ZAFFARONI, E. R. La pachamama y el humano. Buenos Aires: Ediciones Madres de Plaza de Mayo, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i3.8481

Indexadores 

            

          

 

 

Flag Counter

Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536