A eficácia simbólica da visibilidade jornalística no campo ambiental: perspectivas sociológicas
Resumo
Análise sociológica sobre os fatores que contribuem para a eficácia simbólica da visibilidade do jornalismo ambiental, tomando-se como parâmetro temporal as três maiores conferências mundiais: Estocolmo (1972), Rio 92 e Rio+20. O recorte analítico inclui quatro fatores predominantes e recorrentes no período e que explicam tal eficácia: (a) os pacotes interpretativos que guiam a opinião pública; (b) a lógica de intermedia ou efeito de consonância de agenda, que propiciou a capilarização da cobertura, a partir da influência de um veículo sobre os demais; (c) a noção de jornalismo como sistema social perito e sua racionalidade técnica calcada na expertise das fontes; (d) a conversação civil e a educação difusa resultantes da ampliação da agenda. O resultado da combinação desses fatores é a inserção social dos temas ambientais no cotidiano. A metodologia combina análise documental e revisão sistemática de estudos sobre sociologia do jornalismo ambiental, história das ideias ecológicas e ciências sociais do ambiente.
Palavras-chave
Sociologia do jornalismo ambiental. Eficácia simbólica e meio ambiente. Pacotes interpretativos e meio ambiente.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ncn.v25i1.8776
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