Uma vez que o Editor de Texto foi selecionado e um e-mail foi enviado pedindo o inicio do processo, o Editor de Texto vai trabalhar diretamente na submissão propondo e marcando mudanças de acordo com as Instruções de Editor de Texto da Revista. No Passo 1, Edição de Texto Inicial, o Editor de Texto vai editar a submissão e enviar a versão inicial de edição, e o arquivo editado será enviado ao passo 2, Edição de Texto pelo Autor. O Editor de Texto vai então enviar um e-mail do tipo "Completo" ao Autor, com CC para o Editor de Seção, pedindo que o Passo 2 comece. Depois de o Autor ter revisado as mudanças, respondido qualquer pergunta, e enviado o arquivo no Passo 2, o Editor de Texto cria uma versão limpa e final no Passo 3, Versão final da Edição de Texto. Esta versão final é enviada para onde servirá como versão de Layout. Antes de o Editor de Layout começar seu trabalho preparando a Texto definitiva baseado nesta versão, o Editor de Seção pode desejar apreciá-la para garantir que esteja dentro dos padrões da revista.
Perguntas do Editor na Edição de Texto. No inicio da Edição de Texto, o Editor de Texto pode desejar fazer perguntas ao Editor (com relação ao estilo da revista, por exemplo), que o Editor de Texto referenciará no e-mail ao Autor e ao Editor de Seção no encerramento do Passo 1. O Editor de Seção deve revisar as perguntas do Editor clicando no nome do arquivo no Passo 2, e enviando um e-mail de resposta diretamente ao Editor de Texto (clicando no ícone de e-mail em sob Resposta). Isso evita a carga de uma versão do arquivo no topo da resposta do Autor para Texto inicial da Submissão.
Opções da Edição de Texto. Se o Editor de Seção estiver agindo como Editor de Texto ele pode enviar uma versão da submissão para cada estágio da Edição de Texto. Cuidado deve ser tomado para não sobrepor uma versão enviada pelo Editor de Texto ou pelo Autor.