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Introdução ao Sistema

Esta revista utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER (tradução do Open Journal Systems/OJS) para gerenciamento e suporte à publicação on-line. O sistema é uma solução de código livre para gerenciamento e publicação de revistas científicas on-line. OJS é uma ferramenta altamente flexível, voltada para editor científico, para gerenciar e publicar documentos on-line, que pode ser baixado gratuitamente e instalado em um servidor Web local. Seu objetivo é reduzir o tempo, energia e custo das tarefas de secretaria e gerenciamento associadas à edição de uma revista, enquanto melhora o controle do processo editorial. Procura melhorar a qualidade das publicações científicas através de um número de inovações, quais sejam tornar as políticas da revista transparentes e melhorar a indexação dos artigos.

Visão Geral do Sistema

Gerenciamento e Publicação de revistas científicas na Web. O sistema cobre todos os aspectos de publicação on-line de revistas, desde a implementação de uma presença on-line a operacionalização dos processos editoriais, como a submissão por pate dos autores, a avaliação pelos pares, controle da edição de texto, publicação, arquivamento e indexação da revista. O sistema também permite gerenciar o pessoal envolvido na produção de uma revista, incluindo registrar o trabalho do editor, dos avaliadores, dos autores, comunicação com os leitores, e controlando a comunicação.

Flexibilidade e Escalabilidade. Uma única instalação pode gerenciar muitas revistas. Cada revista tem sua própria URL (Universal Resource Locator) assim como seu próprio visual e formato. O sistema pode permitir a um único editor gerenciar todas as funcionalidades de uma revista e sua página, ou permitir a uma equipe editorial internacional, cada um com suas responsabilidades, atuar em cada área específica.

Suporte ao Acesso Remoto. Este sistema não apenas ajuda na publicação da revista, mas demonstra o quanto pode ser reduzido o custo de publicação de revistas científicas, ao ponto de tornar viável fornecer aos leitores "Acesso Livre e gratuito" ao seu conteúdo. O justificativa para adoção do Acesso Livre é descrito em uma série de artigos originados deste projeto disponível em Public Knowledge Project.

Histórico do Sistema. O sistema foi lançado inicialmente em 2002 como uma iniciativa para pesquisa e desenvolvimento pelo Public Knowledge Project na Universidade de British Columbia, com o apoio do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas do Canadá, do Max Bell Foundation, do Pacific Press Endowment, e do MacArthur Foundation. Sua continuidade e desenvolvimento está hoje sob a parceria do Public Knowledge Project da UBC, o Centro Canadense de Estudos em Publicação e a Biblioteca da Universidade Simon Frases. Para mais informações, acesse Public Knowledge Project @ Simon Fraser University.

Estrutura do Gerenciamento

Processo Editorial

O sistema controla e movimenta submissões à revista através de cinco passos no processo editorial, que serão gerenciados por um ou mais editores.

  1. Fila de Submissões: Os itens começam aqui e são associados a um ou mais editores.
  2. Avaliação: Os itens passam pela avaliação por pares e a decisão editorial.
  3. Edição da Submissão: Os itens passam pela Edição de Texto, Layout e Leitura de Provas, e em seguida agendados para publicação em uma edição.
  4. Sumário: Os itens são ordenados e publicados.
Funções Editoriais
(Atribuídas na Administração da Revista)
  • Editor Gerente: Configura a revista, suas informações e o Expediente (pode também atuar como Editor, além de outras funções).
  • Editor: supervisiona o processo editorial; pode designar Editores de Seção a submissões, responsáveis pela Avaliação e Edição da submissão; administra o agendamento dos conteúdos e publicação da revista.
  • Editor de Seção: Supervisiona a Avaliação das Submissões e possivelmente a Edição das submissões designadas.
  • Editor de Texto: Trabalha para melhorar a gramática e clareza das submissões, questionando o autor sobre possíveis erros, e garante a conformidade do documento com as normas bibliográficas e textuais da revista.
  • Editor de Layout: Transforma o texto editado da submissão em composições HTML, PDF, e/ou PS, adequadas para publicação eletrônica.
  • Leitor de Prova: Verifica as composições procurando por erros tipográficos e de formatação, como último estágio para controle de qualidade.

Suporte

Um Forum de suporte técnico e submissão de bugs do sistema pode ser acessado via PKP.

Para perguntas sobre como interagir com uma revista eletrônica específica, que usa o sistema, ou sobre a política de tal revista, devem entrar em contato com o suporte listado no "Sobre" de cada revista.