Nova Revista Amazônica

A LUTA PELA IDENTIDADE INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE PORTO PRAIA DE BAIXO (TEFÉ-AM).

Nelma Catulino Oliveira, Pedro Henrique Coelho Rapozo

Resumo

 Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada “Educação escolar indígena: processos de implementação e efetividade das politicas educacionais na comunidade Porto Praia de Baixo (Tefé/AM), apresentada ao Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem por objetivos apresentar a contextualização do processo histórico de mobilização étnica do povo indígena Kokama, que vivem na comunidade Porto Praia de Baixo, município de Tefé, estado do Amazonas e identificar e caracterizar os agentes sociais que contribuíram para a implementação da educação escolar indígena neste lugar. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, a análise de fontes documentais, assim como, entrevistas com moradores e professores da comunidade em questão. Verificamos como resultado desta pesquisa, o papel crucial dos agentes sociais para a implantação de políticas educacionais em Porto Praia de Baixo.


Palavras-chave

Identidade, caboclo, agentes sociais e Educação escolar indígena.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v11i1.12877

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